Tudo bem se é diet?
As melhores escolhas devem ser sempre embasadas em conhecimento, portanto, compreender o que está por trás do termo “diet” é importantíssimo para o consumo seguro de produtos que apresentem esta informação em suas embalagens.
Quando pensamos em alimento “Diet”, logo vem à mente aqueles sem açúcar, não é mesmo? Então vamos focar a discussão nestes casos. Tais alimentos normalmente se destacam com a informação em negrito e letra bem grande “LIVRES DE AÇÚCARES” ou “DIET”. Mas será que são livres mesmo?
Verdades sobre alimentos diet
Infelizmente tais alimentos não são totalmente livres de açúcares. Em se tratando de alimentos doces, o termo “diet” pode ser utilizado quando não há adição de açúcar no preparo. Isto significa que alimentos com açúcar já presente na matéria-prima támbém são “diet”, caso por exemplo, daqueles preparados com frutas e sem adição de açúcares. Sabemos no entanto, que frutas contêm frutose, que também é um tipo de açúcar.
Esta mesma situação ocorre com produtos que trazem em sua composição a adição de carboidratos com a função de adoçar. Estes carboidratos são facilmente transformados em glicose no processo digestivo e um bom exemplo é a maltodextrina, presente em vários produtos, que assim como o açúcar simples, afeta muito rapidamente a glicemia.
Atenção diabéticos
Esta compreensão é muito importante porque para diabéticos, por exemplo, manter uma alimentação com níveis reduzidos de carboidratos e açúcares é fundamental para o controle da doença. Neste caso, considerar que consumir alimentos “diet” garante um bom controle glicêmico, é um equívoco perigoso.
Muitos diabéticos usam produtos “diet” em excesso e logo percebem resultados bem desfavoráveis no controle de glicemia, de peso, de saúde e bem-estar. E tudo isso devido ao desconhecimento sobre o assunto.
Por este motivo, é importante sempre ler a lista de ingredientes dos produtos antes de comprá-los para consumo, é preciso conhecer todos os ingredientes, e itens desconhecidos devem ser investigados e esclarecidos. Em havendo dúvidas, procure sempre um nutricionista para auxiliá-lo.
Ainda vale lembrar que um dos principais pilares da alimentação saudável é sempre optar por preparações caseiras ou in-natura e evitar ao máximo produtos industrializados.
Aproveite e leia também: